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O que é Business Plan e como e como ele pode ajudar a sua empresa?

Você precisa de um direcionamento para começar um novo negócio, ou até mesmo está precisando organizar melhor o crescimento da sua empresa?

O Business Plan é a resposta para essa necessidade.

Acompanhe as próximas linhas e descubra o que é Business Plan e como você pode criar um que traga resultados positivos para o seu negócio.


O que é Business Plan?

A função de um Business Plan, que também é conhecido como Plano de Negócios, é fazer um mapeamento de como será a operação de um negócio lucrativo.

O plano de negócio é um documento que visa o planejamento da empresa. Nele, são inseridos os principais aspectos, desde a forma como o negócio quer ser visto pelos outros até os planos para longo prazo.

Ele é como um manual que descreve todos os elementos necessários para um negócio funcionar, como: quanto vai custar, onde e como levantar capital, por quanto serão vendidos os produtos ou serviços, e como o lucro será adquirido.

Muitos empreendedores falham ao produzir um plano de negócio que não concebe a realidade. Por isso, é essencial pesquisar muito e conhecer o mercado para iniciar o seu planejamento.

PLANEJANDO UM PLANO DE NEGÓCIO

O modelo de um plano de negócio não é fixo. Ou seja, existem muitas opções disponíveis. Cada uma busca atender as necessidades específicas de diferentes tipos de negócios. No entanto, alguns pontos são essenciais. Confira quais são eles:

O Sumário de Executivo é uma parte do seu Business Plan que deve estar muito bem apresentada e detalhada. Muitos stakeholders analisam principalmente essa parte num plano de negócios.

O sumário vai resumir o que é Business Plan da sua empresa, e deve conter poucas páginas.

Nele será resumido o plano de negócio de forma que atraia a atenção do leitor. Você deve passar uma visão clara sobre:

Objetivos e a missão da sua empresa;

Nicho de mercado no qual irá atuar;

Produtos e/ou serviços que serão ofertados no mercado;

Produção e logística dos produtos e serviços;

Reconhecimento das oportunidades que existem no mercado.

Equipes e maquinário para operação e produção;

Equipes de gestão do seu negócio.

É importante fazer uma análise de mercado para entender quais as potencialidades do negócio, deve-se compreender quem são seus concorrentes e quem são seus clientes:

Entenda seu público: toda empresa tem um cliente, alguém para quem vende. Entender a fundo essa pessoa é essencial para o sucesso do negócio;

Conheça seus concorrentes: quais são os diferenciais deles? E os seus em comparação a eles? Deve-se realizar essa análise para determinar como ser único, diferente, e não para copiar as práticas realizadas pelo outros negócios.

Desenvolver um Plano de Marketing é mais do que pensar qual será a estratégia de divulgação que a empresa adotará, o plano de marketing prevê a análise dos produtos que são oferecidos.

Essa não deve ser uma análise superficial! É essencial para o sucesso que você liste todos os pontos dos produtos, desde os positivos até os negativos. Não pense em um produto perfeito. Entenda que por melhor que ele seja, há falhas e elas devem ser consideradas.

Descreva também o processo de venda, de produção, de divulgação. Pense no como seu produto será conhecido e de que forma ele será produzido. Esse é uma parte longa do plano. Por isso, não tenha medo de ser minucioso!

Com o Plano Operacional, você deve descrever como o negócio irá funcionar. Observe dois pontos para produzir essa sessão: qual a demanda e qual a capacidade de produção.

Imagine que o seu plano prevê uma demanda de 1000 peças do produto por semana e uma capacidade de produção de 1100 peças. Há um excedente de capacidade que pode implicar em investimentos desnecessários que não trarão retorno para a empresa. Já se a demanda é de 500 peças e sua capacidade produtiva é de 50 peças, haverá uma fatia de mercado que poderá ser explorada por outros concorrentes.

A ideia é que o plano operacional consiga atender a demanda sem gerar gastos elevados. Além disso, no caso de falta de capacidade de produção, é uma ferramenta poderosa para ser utilizada na ampliação dos negócios no futuro.

O Plano financeiro é a última parte. Ela é quem vai guiar seu negócio pelo caminho do sucesso. Para isso, um plano financeiro eficaz depende de todas as outras áreas e de cuidado com os números. Aqui entram gastos, investimentos, patrimônio, capital de giro, enfim, todo o dinheiro que a empresa tem e que precisa para funcionar.

Antes, você seguiu o caminho do negócio. Descreveu como ele irá funcionar. Aqui, você irá transformar esse caminho em números. É a ferramenta final para medir a viabilidade do seu negócio.

A proposta principal é que o plano financeiro cubra o investimento inicial para a sua empresa. Porém, ele também considera a saúde financeira do seu negócio.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DO PLANO DE NEGÓCIO NA EMPRESA?

Realizar um plano de negócio significa considerar diferentes aspectos empresarial. Mas quais são os impactos reais dessa ferramenta na sua empresa? Veja abaixo os principais pontos:

Conhecimento do negócio: quando você produz um plano completo, aprende sobre o negócio e consegue, efetivamente, combater os pontos negativos que foram observados;

Otimização dos processos: o planejamento prévio permite uma otimização de todos os processos. Você já previu o funcionamento, agora só precisa aplicar;

Dificuldade de mudanças: um plano de negócio é um guia. Por isso, muitas empresas comentem o erro de pensarem que não é necessário aprimorar certas situações que foram inicialmente planejadas. Deve-se considerar a necessidade de atualizações. No entanto, ressaltamos que um plano bem construído já prevê essas possibilidades de mudanças.

QUAIS OS PRINCIPAIS CUSTOS QUE DEVEM SER INCLUÍDOS NO PLANO DE NEGÓCIOS?

Quando falamos do plano financeiro, explicamos qual a sua função. Mas quais os custos que já devem ser previstos? Abaixo, listamos os principais:

Investimento inicial: a pergunta a ser respondida aqui é quanto você precisa para o negócio começar a funcionar. Pense em todos os pontos: maquinário, aluguel, mão de obra, licenças, entre outros. Faça uma pesquisa sobre o que você necessita para começar e descubra os números reais;

Projeção de despesas e receitas: são duas partes a serem pensadas — custos fixos e receitas. Leve em consideração todos os gastos mensais, como salários, impostos, luz, água, telefone, enfim, tudo que é necessário para a empresa funcionar. Alguns desses custos são variáveis, mas devem ser inseridos em uma projeção. Já na parte das receitas, liste produtos e serviços e quanto você prevê vender.

Atenção: não seja otimista ao extremo! Esperar o sucesso é diferente de criar números irreais. Saiba que o início é complicado e que, provavelmente, os números serão baixos;

Indicadores de viabilidade: observe se o negócio é viável. Utilize indicadores específicos, como o Valor Presente Líquido e o payback, monte gráficos e observe os resultados. Se seu investimento inicial será muito alto, com baixo retorno e manutenção elevada, é o momento de rever seu plano;

Todo o planejamento é essencial para que sua empresa tenha sucesso. Por isso, analise com cuidado e não tenha pressa!

Muitos empreendedores acabam com um plano de negócio irreal por conta do desespero.

Conte com uma empresa experiente para elaborar seu Business Plan

O sucesso de qualquer negócio depende diretamente da capacidade de planejamento antes de sua fundação.

Existem muitos detalhes delicados a serem previstos na elaboração de um bom Business Plan que proporcionará crescimento para a sua empresa.

O Instituto Államo conta com anos de expertise nessa área, e já desenvolveu planos de negócios para diversas empresas que emplacaram um grande sucesso, isso porque conta com uma equipe de alta capacidade e metodologias inovadoras, modernas e eficientes .

Para conhecer mais sobre o trabalho do Instituto Államo e saber como contratar a elaboração de um Business Plan confiável é só acessar nosso site ou clique no botão abaixo.


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