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SWOT - Princípios básicos desta análise na gestão de empresas



 

A análise SWOT é um meio pelo qual é factível o aperfeiçoamento da visão estratégica que se pode ter a respeito de uma empresa, tanto interna como, também, externamente.

Após aplicada, ela nos traz fatores importantes que podem ser melhorados para que o desempenho da empresa seja mais assertivo e, também, situações externas que possam afetar positiva e negativamente o segmento e/ou mercado.


SWOT é a abreviação dos termos em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Trata-se de uma análise que pode, e deve, ser usada como ferramenta de gestão para aqueles que buscam compreender aspectos positivos e negativos de sua empresa e, ainda, traçar planos e definir melhorias a fim de contornar situações externas e, muitas vezes, aproveitá-las como oportunidades de desenvolvimento, isso se formos considerar uma visão mais ampla de mercado.


Ambiente interno: Forças e fraquezas devem ser pontuadas como fatores internos de uma empresa, sendo assim, as melhorias cabíveis devem ser traçadas e executadas de forma estratégica como planos efetivos de gestão.


Ambiente externo: Ameaças e oportunidades, por sua vez, são fatores externos que possam vir a afetar a empresa de um modo geral. Ao pontuá-las, é necessário que a empresa lide, de forma prévia, com planos de ação que sejam efetivos para enfrentar cada uma dessas adversidades.

Por outro lado, tratando-se de oportunidades, é exatamente o efeito reverso por que, ao notá-las, o planejamento deve ser direcionado para utilizar beneficamente o que venha a acontecer, trazendo retorno positivo para a empresa.


Forças e fraquezas


A análise de fatores internos que definem forças e fraquezas de uma empresa deve ser feita por ciclos. A princípio, a mensuração de dados provenientes de clientes e colaboradores é um meio indispensável de considerar a coleta destes dados. O brainstorm é uma prática excelente para ser aplicada nesses grupos, por conta de sua simplicidade e assertividade.

Do mesmo modo, precisamos considerar feedbacks sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa, observar como é a influência que estes despertam nos consumidores e como isso pode ser aperfeiçoado.

Outro ponto é a visão e presença digital, tanto da marca como também dos processos desenvolvidos entre consumidor e fornecedor e como isso pode ser pontuado como força e fraqueza. De forma mais ampla, essa visão pode até levantar dados a serem considerados como oportunidade e ameaça, se comparada aos concorrentes, dentro de um cenário macro, vamos falar disso a seguir.


Ameaças e oportunidades


Por sua vez, ameaças e oportunidades partem de uma análise profunda de mercado, segmento e comportamento do consumidor. Primeiramente precisamos avaliar dados do setor, sazonalidades e eventualidades do segmento que, quando previstas, podem ser contornadas e utilizadas a favor do negócio.

Todas as informações do setor em questão devem ser vistas como dados de mercado e precisam ser considerados dentro de qualquer planejamento, seja de gestão, marketing, financeiro, etc. Fontes de notícias como jornais, especialistas e relatórios oficiais são os principais meios efetivos para isso.

Como falamos anteriormente, traçar o perfil da empresa em um cenário macro, considerando concorrentes de forma mais detalhada, com foco em cada canal, meio e mídia em que a marca exerce presença é um fator indispensável para obter dados externos para nossa análise. Nestes casos externos, a aplicação de brainstorm pode trazer itens consideráveis observados dentro da rotina específica de cada colaborador envolvido.


Como transformar dados da análise SWOT em ações efetivas?


Após o levantamento de dados feito na análise a empresa tem uma série de informações decisivas para o desenvolvimento saudável da empresa. Antes de tudo, precisamos ordenar e detalhar cada um destes dados obtidos, traçar níveis de gravidade e, então, planos de ação para cada circunstância.


A construção de cada plano estratégico pode ser feita cruzando dados da análise SWOT para, então, definirmos o direcionamento da ação. Por exemplo, ao confrontar forças e oportunidades, podemos considerar a elaboração de um plano que vise o desenvolvimento da empresa, visto que ambos são fatores positivos e que nos dão abertura para o avanço eficaz do empreendimento.

Da mesma forma, ao elaborarmos um plano de ação com foco em ameaças e fraquezas podemos considerar uma série de fatores de risco que possam vir a afetar o desenvolvimento da mesma.. Nestes casos o foco do planejamento é o desenvolvimento de algo que seja efetivo e inovador e, em um análise futura, se executado com eficácia, virá a se tornar uma força.


Portanto, embora simples e prática, a análise SWOT, quando executada, deve ser feita minuciosamente para que sua eficácia seja alcançada. Entenda, esta é uma prática excelente para a obtenção de dados para a elaboração, a curto e longo prazo, de planos de ações efetivos e estratégicos para o desenvolvimento da empresa.




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