Orçamento Base Zero: Transformando a Gestão Financeira com Eficiência e Inovação no Instituto államo
Alex Moraes No Comments Orçamento Base Zero: Transformando a Gestão Financeira com Eficiência e Inovação no Instituto államo No mundo
A análise SWOT é um meio pelo qual é factível o aperfeiçoamento da visão estratégica que se pode ter a respeito de uma empresa, tanto interna como, também, externamente.
Após aplicada, ela nos traz fatores importantes que podem ser melhorados para que o desempenho da empresa seja mais assertivo e, também, situações externas que possam afetar positiva e negativamente o segmento e/ou mercado.
SWOT é a abreviação dos termos em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Trata-se de uma análise que pode, e deve, ser usada como ferramenta de gestão para aqueles que buscam compreender aspectos positivos e negativos de sua empresa e, ainda, traçar planos e definir melhorias a fim de contornar situações externas e, muitas vezes, aproveitá-las como oportunidades de desenvolvimento, isso se formos considerar uma visão mais ampla de mercado.
Ambiente interno: Forças e fraquezas devem ser pontuadas como fatores internos de uma empresa, sendo assim, as melhorias cabíveis devem ser traçadas e executadas de forma estratégica como planos efetivos de gestão.
Ambiente externo: Ameaças e oportunidades, por sua vez, são fatores externos que possam vir a afetar a empresa de um modo geral. Ao pontuá-las, é necessário que a empresa lide, de forma prévia, com planos de ação que sejam efetivos para enfrentar cada uma dessas adversidades.
Por outro lado, tratando-se de oportunidades, é exatamente o efeito reverso por que, ao notá-las, o planejamento deve ser direcionado para utilizar beneficamente o que venha a acontecer, trazendo retorno positivo para a empresa.
Forças e fraquezas
A análise de fatores internos que definem forças e fraquezas de uma empresa deve ser feita por ciclos. A princípio, a mensuração de dados provenientes de clientes e colaboradores é um meio indispensável de considerar a coleta destes dados. O brainstorm é uma prática excelente para ser aplicada nesses grupos, por conta de sua simplicidade e assertividade.
Do mesmo modo, precisamos considerar feedbacks sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa, observar como é a influência que estes despertam nos consumidores e como isso pode ser aperfeiçoado.
Outro ponto é a visão e presença digital, tanto da marca como também dos processos desenvolvidos entre consumidor e fornecedor e como isso pode ser pontuado como força e fraqueza. De forma mais ampla, essa visão pode até levantar dados a serem considerados como oportunidade e ameaça, se comparada aos concorrentes, dentro de um cenário macro, vamos falar disso a seguir.
Ameaças e oportunidades
Por sua vez, ameaças e oportunidades partem de uma análise profunda de mercado, segmento e comportamento do consumidor. Primeiramente precisamos avaliar dados do setor, sazonalidades e eventualidades do segmento que, quando previstas, podem ser contornadas e utilizadas a favor do negócio.
Todas as informações do setor em questão devem ser vistas como dados de mercado e precisam ser considerados dentro de qualquer planejamento, seja de gestão, marketing, financeiro, etc. Fontes de notícias como jornais, especialistas e relatórios oficiais são os principais meios efetivos para isso.
Como falamos anteriormente, traçar o perfil da empresa em um cenário macro, considerando concorrentes de forma mais detalhada, com foco em cada canal, meio e mídia em que a marca exerce presença é um fator indispensável para obter dados externos para nossa análise. Nestes casos externos, a aplicação de brainstorm pode trazer itens consideráveis observados dentro da rotina específica de cada colaborador envolvido.
Alex Moraes No Comments Orçamento Base Zero: Transformando a Gestão Financeira com Eficiência e Inovação no Instituto államo No mundo
Gabriel Pedroso No Comments O que a Gestão da Apple nos ensina? Quem nunca pensou nos produtos da Apple como
Alex Moraes No Comments SWOT – Princípios básicos desta análise na gestão de empresas A análise SWOT é um meio